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Como o impacto social está presente nos modelos de negócios, pesquisas acadêmicas e movimentos da sociedade civil organizada

3 cases de empresas que foram além do lucro e priorizaram o impacto social

17/07/2024

As empresas têm o poder de mobilizar, engajar e influenciar um ecossistema de pessoas. Pela proximidade com o público no dia a dia e a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças e tendências do mercado, as marcas podem mobilizar desde o funcionário, até o cliente em ações que vão além do lucro do negócio e priorizam o propósito social.

Para reconhecer iniciativas corporativas de impacto social, o The Halo Awards, premiação anual do Engage for Good que acontece nos Estados Unidos, destaca empresas e organizações do terceiro setor que direcionam seus recursos para uma causa.

O Varejo Com Causa selecionou 3 iniciativas que viraram cases na premiação deste ano. Confira abaixo:

1. Funcionários engajados em uma causa comum – FedEx e Operation Warm

 

A FedEx, empresa americana de logística, se juntou com a Operation Warm, organização social que doa casacos e sapatos para crianças em situação de vulnerabilidade social nos Estados Unidos, e criaram o FedEx Cares, programa de engajamento de funcionários.

O objetivo era mobilizar doação de casacos e sapatos para comunidades onde os funcionários da FedEx vivem e trabalham. Os funcionários fizeram uma mobilização pelas redes sociais, compartilhando suas experiências e espalhando o objetivo da campanha. As doações eram entregues em eventos, onde cada criança escolhia suas peças.

Os resultados foram impressionantes. No total, foram arrecadados 18 mil casacos e 7.200 sapatos, impactando 25.200 crianças. A satisfação dos funcionários da FedEx aumentou, sendo que 93% relataram que participar dos eventos de doação aumentou seu orgulho em trabalhar na empresa.

 

2. Xícaras de café que geram doação – Nespresso e Ali Forney Center

 

Créditos: divulgação

A iniciativa tinha a missão de construir uma conexão entre a Nespresso e seus clientes e funcionários, impactando positivamente causas sociais. Com base nos resultados de pesquisas conduzidas com funcionários sobre as causas que eles mais valorizavam, a empresa firmou parceria com o Ali Forney Center, organização social que protege e acolhe jovens LGBTQ+ que estão em situação de rua.

Em parceria com o artista Justin Teodoro, a Nespresso desenvolveu xícaras de café com design exclusivo, cuja renda arrecadada foi revertida para o Ali Forney Center. Além disso, a loja principal da Nespresso, no SoHo, bairro em Nova York, recebeu uma intervenção artística por Teodoro, com displays com QRCode para que os clientes fizessem doações para a ONG.

Até o final da campanha, foram doados US$ 500.000 para o Alli Forney Center a partir da venda de 20 mil xícaras da coleção. A iniciativa fez com que aumentasse em 70% o tráfego da loja principal no SoHo e em 105% o engajamento das pessoas.

 

3. Dia do café gelado em prol da saúde de crianças e adolescentes

 

Créditos: divulgação

O dia 25 de maio de 2022 ficou conhecido como o primeiro Dunkin’ Ice Coffee Day. Com o objetivo de arrecadar recursos para hospitais infantis e conscientizar a população sobre o trabalho da Dunkin’ Joy in Childhood Foundation, a Dunkin’, confeitaria americana, criou uma campanha de impacto social.

Durante a iniciativa, US$ 1 de cada café gelado vendido nas lojas participantes era doado para a fundação, que combate a fome entre crianças e adolescentes.  A fim de mobilizar os clientes na causa, a empresa veiculou anúncios nas redes sociais e notificou a imprensa sobre a campanha.

A ação, que inicialmente tinha o objetivo de arrecadar US$ 1,5 milhão, no final, arrecadou US$ 1,8 milhão, superando a meta em US$ 300.000. As vendas do café aumentaram 10% neste dia e as lojas tiveram um aumento de 4% no valor das vendas.

Confira todos os vencedores do The Halo Awards no link.

 

Texto: Júlia Lima

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