Um movimento simples e efetivo para deixar transformações positivas na sociedade acaba de chegar ao Brasil. O Instituto MOL, organização que promove a cultura de doação no Brasil, e o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), organização social que apoia e amplia o investimento social e privado no país, lançam o Compromisso 1%, um movimento que incentiva empresas a doarem 1% do lucro líquido para causas sociais.
O movimento tem como inspiração o Pledge 1%, criado nos Estados Unidos e que é um case referência de incentivo à filantropia corporativa. Os números exemplificam esse sucesso. Criado há 10 anos pela Salesforce, o compromisso conta com 18 mil empresas signatárias, como Canva, Slack, Dropbox, entre outras, que podem destinar lucro, ações, tempo da força de trabalho ou produtos e serviços para projetos sociais. No Brasil, já é possível fazer isso, mas ainda há pouco engajamento das empresas. A RD Saúde, em 2022, entrou no movimento e beneficia organizações sociais.
Para que o compromisso seja contínuo, é preciso que as empresas comprovem o alocamento do lucro para alguma área e que a adesão à iniciativa esteja sinalizada ao público no site da companhia. Algumas empresas brasileiras já entraram no movimento. São elas: Pantys, MOL Impacto, RD Saúde, PwC, Cyrela, fama re.capital, TozziniFreire Advogados, entre outras.
O Compromisso 1% é um ótimo exemplo de como o setor privado pode direcionar recursos para causas socioambientais e incentivar outros negócios a seguirem o movimento.
Saiba mais sobre o Compromisso 1% aqui.
Texto: Júlia Lima