ME
NU

Podcast

#8: Ari Weinfeld e Nina Valentini (Arredondar): o papel do varejo na cultura da doação

Ari Weinfeld e Nina Valentini contam a história da criação do Movimento Arredondar, que conecta marcas a causas, com uma solução que permite micro doações feitas pelo consumidor na hora de pagar a compra no caixa. Pioneiros na promoção da cultura da doação no Brasil, eles falam sobre as possibilidades e a responsabilidade do varejo de ser um aliado nessa formação de doadores.

#7: Mariana Cerone (Pluxee): comportamento do consumidor na era da responsabilidade social

Especialista em em varejo e consumo, Mariana Cerone é a convidada desse episódio pra falar sobre comportamento do consumidor frente à agenda de sustentabilidade no varejo. Mariana, que também é Head of Consumer Strategy da Pluxee, ainda fala sobre mercado de luxo e impacto social positivo e o papel do marketing propositivo.

#6 Ana Buchaim (B3): ações de impacto positivo e atração de investimento

A Diretora Executiva de Pessoas, Marca, Comunicação e Sustentabilidade da B3, Ana Buchaim, fala sobre o importante papel da Bolsa de Valores no Brasil na indução de ações de impacto positivo das empresas listadas. Ela também comenta o envolvimento dos funcionários da B3 em voluntariado e uma ação incrível, que foi o IPO da Terra,  realizada junto com o Pacto Global da ONU.

#5 Rodrigo Santini (Sistema B): marcas, causas e ativismo

O Diretor Executivo do Sistema B Brasil, Rodrigo Santini, fala sobre o poder das marcas de gerar impacto positivo, a partir de sua experiência como um "executivo ativista". Ele lembra que as empresas dão luz às causas, mas não são donas delas. Também explica a ideia do capitalismo dos stakeholders, comenta o papel do varejo de orientar as pessoas na doação e detalha a certificação do Sistema B.

#4: Jandaraci Araújo: diversidade nos conselhos e legado individual

Com uma história de vida inspiradora, a conselheira de empresas Jandaraci Araújo conta como passou de vendedora de salgados no trem aos conselhos de administração de grandes empresas. Também fala do seu legado com o Conselheira 101; sobre a importância de uma boa governança para evitar os “washings” nas organizações e sobre o poder de transformação e impacto positivo do varejo.

#3 Marcelo Pimentel (GPA): varejo alimentar e impacto positivo

O CEO do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Marcelo Pimentel, fala sobre as recentes transformações do grupo e como a marca mantém suas ações de sustentabilidade, tanto na área ambiental, quanto social. Ele também comenta o poder de impacto de uma grande marca como o GPA e a importância do envolvimento dos colaboradores como voluntários e propagadores das ações sociais do grupo.

#2 Marcella Kanner (Riachuelo): Varejo de moda e impacto positivo

A head de comunicação corporativa e marca na Riachuelo, e diretora de comunicação no Instituto Riachuelo, Marcella Kanner, fala sobre  o impacto socioambiental do varejo de moda, tanto na geração de empregos, quanto na produção têxtil e como a Riachuelo perpetua o legado social do seu fundador de gerar oportunidades no sertão do Rio Grande do Norte.

#1 Luana Génot (ID_BR) – Diversidade racial nos negócios

Impacto social positivo também passa por discussões da igualdade racial no ambiente corporativo . É sobre isso que Rodrigo Pipponzi e Aiana Freitas conversam com Luana Génot, Fundadora do ID_BR, uma organização sem fins lucrativos comprometida com a promoção de direitos humanos nas empresas, com foco na luta pela igualdade racial.