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Femtech inova com soluções tecnológicas e ações de impacto social

24/08/2023

Um assunto que ainda é tabu para muita gente, a menstruação é o foco do negócio da Herself, femtech que alia tecnologia e educação para desenvolver soluções para pessoas que menstruam no Brasil. Com sede no Rio Grande do Sul, a empresa desenvolveu uma linha de calcinhas e biquínis menstruais, que são reutilizáveis como calcinhas e biquínis comuns, e que substituem os protetores descartáveis. 

“A gente percebeu que estávamos, desde a década de 30, sem tecnologia e inovação para a menstruação e nos perguntamos: trazemos inovação para tudo, mas na menstruação seguimos utilizando os mesmos protetores descartáveis, que dão alergias e assaduras? Vimos que no exterior já haviam as calcinhas menstruais e decidimos criar a Herself com tecnologia única e desenvolvida 100% no Brasil”, afirma Raíssa Assmann Kist, uma das fundadoras da empresa.

Segundo ela, a missão da empresa é ressignificar a menstruação e trazer dignidade menstrual a cerca de 60 milhões de mulheres e meninas (30% do Brasil), que é o público que menstrua no Brasil, segundo o Relatório Livre Para Menstruar.

“Para nós é fundamental falar em dignidade menstrual como a garantia do acesso a produtos menstruais, mas também à educação menstrual, ao saneamento básico, condições dignas para viver com saúde e autonomia no período menstrual”, afirma.

Nesse sentido, a empresa dá sua contribuição a partir de ações como o projeto “Revolucione seu Ciclo”, que leva educação menstrual a mulheres internas de unidades prisionais, além de ensiná-las o ofício de produção de bioabsorventes. A iniciativa já impactou mais de 2 mil mulheres no Rio Grande do Sul, Ceará, Minas Gerais e Rondônia e, em 2022, foi considerada um dos oito melhores projetos de trabalho prisional pelo Departamento Penitenciário Nacional.

“Por meio desse trabalho, essas mulheres passam a enxergar a menstruação como potência, possibilidade de trabalho, geração de renda e um futuro diferente para quando forem egressas”, afirma.

Outra ação da empresa na luta pela dignidade menstrual foi a coleta de 43 mil assinaturas e duas propostas de lei para petição pública em combate à pobreza menstrual.

Escola da Menstruação

Com esse mesmo intuito de levar dignidade menstrual a milhares de meninas e mulheres no Brasil, surgiu em 2018 a Escola de Menstruação, que é uma empresa irmã da Herself, conforme Raíssa define.

Entre os produtos da escola estão curso online, material didático como o “Livro da Menstruação para Meninas Corajosas” e uma formação para educadoras menstruais, que já impactou mulheres de mais de 10 países.

“A missão dessa escola é trazer uma narrativa que foi negada até então e que agora é baseada na visão de autonomia e conhecimento do próprio corpo, como ferramentas na promoção de saúde menstrual”, conclui.

 

Texto: Thaíne Belissa

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