A sustentabilidade está entre as prioridades das empresas no mundo todo. Diante de crises globais como foi com a pandemia do Coronavírus, das alterações climáticas e outros eventos que mostram o planeta pedindo socorro, as empresas se apressam para se posicionar com ações sustentáveis que vão aplacar a pressão de consumidores e investidores cada vez mais atentos ao assunto.
Um estudo recente do IBM Institute for Business Value revelou que mais de 2 em cada 3 entrevistados globais afirmam que estão dispostos a mudar o seu comportamento de consumo em prol do meio ambiente. Pesquisas do Gatner apontam que em três a cinco anos, 78% dos líderes da cadeia de suprimentos vão comprar apenas produtos fabricados, embalados, entregues e descartados de forma socialmente e ambientalmente responsável.
Mas, ao mesmo tempo que o tema parece consenso, transferir o discurso para a prática ainda é um desafio. De acordo com o estudo “Sustentabilidade como catalisador de transformação”, do Instituto IBM, embora 86% das empresas tenham uma estratégia de sustentabilidade, apenas 35% agiram de acordo com essa estratégia. Além disso, apenas 50% das organizações que têm a sustentabilidade como prioridade máxima conseguem atingir os seus objetivos de sustentabilidade ambiental.
Para ajudar os líderes a diminuir esse gap entre intenção e ação, o IBM reuniu em um artigo três passos práticos para transformar metas de sustentabilidade em ações:
Inserir sustentabilidade na cultura
Segundo a IBM, para gerar impacto positivo, as empresas precisam transformar a cultura. Isso quer dizer que não basta falar em sustentabilidade, é preciso compreender como ela deve estar enraizada nos processos estratégicos da empresa. A sustentabilidade se transforma em propósito quando é garantida por compromissos reais que perpassam os modelos operacionais e os fluxos de trabalho diários de uma organização.
“A mentalidade precisa de mudar de ver a sustentabilidade como um requisito regulamentar ou uma expectativa das partes interessadas para reconceber a sustentabilidade como uma oportunidade para eficiências operacionais, transformação, lucro e crescimento”, diz um trecho da publicação.
Construir um roteiro estratégico
Depois que a sustentabilidade se torna uma cultura na empresa, o próximo passo é estabelecer metas com intenção. Aqui, o principal desafio é alinhar os objetivos de negócio com os resultados ESG para integrar a sustentabilidade na estratégia da empresa.
Sobre isso, o vice-presidente sênior, gerenciamento de produtos e crescimento Software de Sustentabilidade IBM faz uma provocação que pode ajudar na reflexão: “O que você pode fazer hoje? Seu primeiro objetivo é entender onde você está. Escolha algo específico como ‘Quais são minhas emissões de carbono hoje’?
Operacionalizar a estratégia
O terceiro e último passo sugerido pela IBM é garantir a infraestrutura para a execução dos planos. A ideia é conectar suas metas de sustentabilidade às operações diárias com dados, automação e infraestrutura inteligente.
Um bom caminho para começar é pela circularidade nas cadeias de abastecimento. O artigo lembra que a rede global que produz e distribui bens entre qualquer empresa e os seus fornecedores é muitas vezes uma fonte de desperdício e ineficiência.
A publicação sugere: “Faça a si mesmo estas duas perguntas: Posso examinar holisticamente onde os suprimentos são produzidos e de onde são transportados? Os meus parceiros da cadeia de abastecimento estão interessados em reduzir o impacto ambiental da atividade empresarial?”
O artigo ainda lembra a importância de adotar tecnologias para o avanço da sustentabilidade e sugere que os líderes fiquem de olho nas soluções de IA, que aceleram a conversão de dados em insights de sustentabilidade e ajudam os líderes a tomar decisões em tempo real.
Texto: Thaíne Belissa