ME
NU

Notícias

Como o impacto social está presente nos modelos de negócios, pesquisas acadêmicas e movimentos da sociedade civil organizada

Rede de hotéis compartilha responsabilidade ambiental com os clientes

15/09/2023

Na era do ESG, não é novidade que as marcas busquem maneiras de gerar menos impacto negativo para a sociedade. Mas, para além de desenvolverem ações institucionais, elas também têm convidado seus clientes a serem parte disso. Um exemplo é o Grupo Tauá Hotéis, que está convidando seus hóspedes a contribuírem financeiramente para a compensar a emissão de CO2 durante suas hospedagens

A ação já está ativa em todas as unidades da rede em São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Funciona assim: após o check-out, os clientes recebem, por e-mail, suas pegadas de carbono geradas durante a estadia, que ocorre pelo uso de eletricidade, pela lavagem de toalhas e lençóis, preparo de alimentos e outros. 

A ideia é sensibilizá-los e convidá-los a comprar créditos de carbono em compensação à emissão de gases do efeito estufa. E não é caro: com cerca de R$ 20 reais, em média, é possível compensar todo o CO2 gerado em uma estadia de 2 a 3 dias com média de 3 pessoas no quarto.   

Se uma hospedagem, por exemplo, emitiu 10,80 KG de CO2, o valor para compensar essa quantidade de gás emitido custa R$ 1,80 reais. A calculadora de emissão de carbono é validada pela ABNT. 

O cliente pode optar por comprar todo o crédito ou, ainda, fazer uma contribuição em qualquer valor. A partir da confirmação do pagamento, o hóspede recebe um certificado comprovando a contribuição para a neutralização do poluente. Ele também tem a opção de não contribuir. Nesse caso, a emissão é compensada pela própria rede de hotéis, que realiza a compra de créditos de carbono. 

O grupo Tauá é signatário do Pacto Global da ONU e, em 2022, assumiu voluntariamente o compromisso de ser carbono neutro até 2023. A rede conseguiu antecipar a meta e se tornou a primeira rede brasileira de hotéis e resorts carbono zero. A ideia, agora, é ir além, educando também o público que consome a marca Tauá. 

“É fundamental sensibilizarmos os nossos hóspedes quanto à importância da redução e da compensação de carbono. Com esta iniciativa, conseguimos trabalhar com a atividade hoteleira de forma mais sustentável e a sociedade tem a possibilidade de atuar em conjunto conosco pelo combate às mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente”, comentou a gerente de ESG da rede, Ísis Batista. 

O grupo Tauá monitora sua pegada de carbono desde 2021 e está atuando em ações para redução das emissões poluentes por meio de projetos de ecoeficiência e compensação, visando manter a neutralidade. O próximo passo é implantar tecnologias nas unidades hoteleiras que reduzam as emissões. 

Para além da compensação de carbono

Além da compensação de carbono, a rede adota uma série de ações que ajudam a minimizar os gastos, recursos e resíduos. Para aumentar a ecoeficiência dos hotéis, a energia, por exemplo, vem de fontes limpas e renováveis, como a solar. 

Sensores de iluminação e lâmpadas de LED foram instalados, e a gordura carbonizada passou a ser tratada, salvando recursos, mão de obra, tempo e água. A gestão de resíduos passa por coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada. 

Além disso, os hotéis contam com estações de tratamento de água. Peças instaladas nos chuveiros, torneiras e vasos sanitários ainda têm a função de controlar a vazão de saída de água. Já o rejeito do ar-condicionado, que fornece água quente, economiza energia e minimiza emissões de CO2.

GOSTOU?
FALE COM A GENTE
LEIA TAMBÉM