Quem disse que revista não é um bom negócio?
As revistas mais vendidas do Brasil passam longe das bancas de jornal. Elas estão na farmácia, custam menos de 5 reais e já ajudaram a construir um hospital, levar atendimento médico a comunidades ribeirinhas da Amazônia, viabilizar tratamentos dentários para pessoas de baixa renda e mulheres vítimas de violência doméstica, capacitar profissionais de saúde e muito mais. E isso só é possível por causa de atributos como tamanho, relevância, capilaridade e compromisso social da Raia Drogasil, a maior empresa do varejo farmacêutico do país e grande protagonista deste projeto.
Essa história começou em 2008, em uma parceria entre a MOL Impacto e a Droga Raia, na época com 136 lojas. A MOL propôs a criação de uma revista alinhada aos valores da empresa, que falasse sobre a busca por felicidade e o que realmente importa na vida. Nasceu assim a Sorria, com 52 páginas de conteúdo original e totalmente positivo, que estimula a leveza e a alegria. Hoje, a revista de periodicidade bimestral é totalmente produzida pela MOL e oferecida nos caixas das mais de 1.000 farmácias da Droga Raia. Graças ao empenho constante das equipes das farmácias, a Sorria se tornou a revista mais vendida de forma avulsa no Brasil, esgotando os 230 mil exemplares de todas as suas edições e chegando a mais de R$ 25 milhões doados para 22 ONGs.
Em 2015, após a fusão com a Drogasil, foi a vez dessa rede ganhar seu próprio produto: o TODOS traz histórias inspiradoras e surpreendentes de pessoas comuns, além de curiosidades, receitas, trabalhos manuais e passatempos. Também bimestral, a revista é oferecida nas 1.320 farmácias da Drogasil e já ultrapassou R$ 7 milhões doados.
A parceria com Raia Drogasil é a mais antiga e a mais bem-sucedida da história da MOL Impacto: já são mais de 20 milhões de produtos sociais vendidos até hoje, com menos de 10% de encalhe nas lojas, totalizando mais de R$ 35 milhões em doações. As iniciativas provam que projetos sociais podem crescer junto com o varejo, criando um compromisso com o impacto social na cultura de grandes empresas. O cliente também se beneficia, fazendo uma microdoação dentro da própria rotina e recebendo, em troca, um produto de qualidade.
Os projetos Sorria e TODOS fortalecem o compromisso social da Raia Drogasil. As revistas garantem um propósito maior ao trabalho nas lojas, permitindo que colaboradores que trabalham no caixa protagonizem uma boa ação no ambiente de trabalho que melhora a sociedade. É um jeito palpável de reforçar a vocação de “gente que cuida de gente”, slogan da empresa. E com mais de 2 milhões de leitores por ano, as revistas também atuam como ferramenta de fidelização do público, que reconhece uma oportunidade de fazer a diferença e ganhar algo em troca.
Sorria e TODOS são motivo de grande orgulho para a MOL e para a Raia Drogasil. Com mais de 100 edições publicadas e mais de R$ 35 milhões doados, é possível criar uma corrente do bem e um modelo de negócio ganha-ganha: a MOL elabora produtos inspiradores e aprende com o varejo; Droga Raia e Drogasil enriquecem sua cultura e ganham um novo jeito – cheio de propósito – de se relacionar com seus funcionários e clientes; os leitores têm acesso a conteúdo positivo que melhora a qualidade de vida; e as ONGs aplicam os recursos doados para beneficiar a sociedade.
Saiba mais sobre projetos da MOL Impacto com a Raia Drogasil clicando aqui e aqui.