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Heineken amplia reciclagem de vidro e ajuda varejo a diminuir lixo

07/09/2023

Happy hour da firma no bar da esquina. Algumas horas de prosa e você tenta imaginar: quantas garrafas de cerveja saíram só dessa mesa? E pra onde elas foram? Agora tente imaginar todas as mesas desse bar. Melhor, pense em cada garrafa de todos os bares deste bairro ou desta sua cidade. Você já sabe onde isso vai chegar: toneladas de vidro sendo descartadas, enchendo as dispensas dos estabelecimentos e os nossos lixões.

Para ajudar nesse desafio, o Grupo Heineken criou, em 2018, o programa Volte Sempre, que tem o objetivo de coletar embalagens de vidro para reciclagem. A iniciativa, que começou com um projeto piloto em Belo Horizonte, foi expandida para outras 10 capitais: Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Nessas cidades, a Heineken chegou com uma ação voltada para supermercados e condomínios residenciais, onde serão instaladas 125 máquinas 4R Glass, que foram fabricadas pela startup Grupo Seiva.

O consumidor que desejar reciclar suas garrafas precisa se identificar por meio do número de celular e pode acumular pontos no app Ponto Caco para trocar por descontos na compra de produtos da Heineken em supermercados parceiros. Cada Ponto equivale a R$ 0,10 de desconto e só pode ser acumulado por consumidores com mais de 18 anos.

Nos próximos 3 anos a Heineken espera impactar com essa ação mais de 37 milhões de pessoas, além de reciclar cerca de 5 mil toneladas de vidro; impedir a emissão de 6,5 mil toneladas de CO² na atmosfera; reduzir a extração de 10 mil toneladas de matéria-prima da natureza; e gerar economia de mais de R$ 3 milhões de gastos públicos com a coleta e tratamento de lixo.

“Implementar o Volte Sempre em escala nacional é um grande passo para a Heineken. Com o programa, vamos aproximar o consumidor da reciclagem de vidro, criando mais uma maneira de entender, enxergar e praticar a circularidade onde ele é um dos protagonistas. Tornar a nossa cadeia produtiva ainda mais sustentável faz parte da missão da marca de contribuir para cidades mais verdes”, afirma Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da Heineken no Brasil.

Bares e restaurantes

O programa Volte Sempre também tem uma ação específica para bares e restaurantes, que consiste na instalação das máquinas JM Sand (também de fabricação do Grupo Seiva), que são capazes de triturar as embalagens de vidro descartáveis. A iniciativa abrange estabelecimentos com média diária de 50 sacos de lixo com garrafas descartadas. Ao usar as máquinas – que armazenam cerca de 400 longnecks trituradas – os bares e restaurantes economizam em sacos de lixo, produtos de limpeza e espaço físico para armazenamento.

“Nesse caso, a indústria presta um serviço para grandes geradores, bares e restaurantes, que hoje têm dificuldades para armazenar e dar um destino correto às embalagens de vidro. Também vale salientar outros aspectos tangíveis como a geração de empregos e o ganho ambiental que se tem ao evitar que toneladas de vidros acabem no aterro sanitário. Além disso, o projeto traz um caráter pedagógico, pois o cidadão passa a se envolver e entender a importância da reciclagem”, comenta Alexandre Macário, diretor do Departamento de Economia Circular da O-I.

As garrafas trituradas nos bares e restaurantes são recolhidas pelo Grupo Seiva e enviadas para as instalações industriais da Owens Illinois, que faz todo o processo de reciclagem do material em novas garrafas para a Heineken. A expectativa da marca é chegar a 763 máquinas em 2025 nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, contribuindo com a meta da companhia de ser 100% circular em bares e restaurantes até 2025.

Além disso, a marca espera coletar, em 60 meses, 115 mil toneladas de vidro. Isso significa redução de 61 mil toneladas de CO² lançadas na atmosfera, redução da extração de cerca de 150 mil toneladas de matéria-prima da natureza e redução de mais de 115 mil toneladas de resíduos vítreos destinados aos aterros. Nesse período também espera-se economizar R$ 57 milhões em gastos públicos com coleta e tratamento de lixo.

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