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Como o impacto social está presente nos modelos de negócios, pesquisas acadêmicas e movimentos da sociedade civil organizada

5 motivos para a sua empresa participar do Dia de Doar

09/10/2023

Pessoas físicas, empresas e organizações se mobilizam em todo o Brasil, no dia 28 de novembro, para o Dia de Doar. O movimento, que está no seu 10º ano no país, acontece sempre após a Black Friday, se tornando uma resposta solidária à data dedicada ao consumo. O objetivo é mobilizar pessoas e marcas em torno da doação a causas diversas, seja pela arrecadação financeira, de alimentos, objetos ou até tempo, no caso do voluntariado.

Diversas empresas já aderiram ao movimento, promovendo campanhas, se associando a organizações sociais e influencers e convidando seus clientes a serem parte desse movimento de generosidade. Um exemplo é o PayPal, que, em 2021, se comprometeu a doar R$ 5 a cada compra realizada na plataforma da marca Privalia. O valor arrecadado foi repassado para a AFESU, ONG que promove educação para meninas e mulheres. 

Outro caso é o do Movimento Todo Cuidado Conta, da Raia Drogasil, que levanta recursos para projetos de saúde integral em São Paulo. A empresa criou um matchfunding que gera R$ 1 de doação da empresa a cada R$ 1 doado pelos consumidores. Em 2022, o Dia de Doar  envolveu mais de 28 milhões de pessoas, que participaram das ações em 72 cidades de todas as regiões do país e arrecadaram cerca de R$5 milhões somente no Dia de Doar. A expectativa é ampliar esses números em 2023.

Participar dessa construção de um mundo melhor já é, por si só, motivo bom o bastante para incentivar qualquer marca a participar do Dia de Doar. Mas, além desse, há ainda outros motivos. Confira:

1 – Melhora a satisfação e sensação de pertencimento dos colaboradores

Muito se fala em aumentar a satisfação dos funcionários para melhorar a produtividade, mas o que exatamente move essa nova geração de talentos? A resposta é: propósito. A pesquisa Propósito sob pressão, de Carol Cone On Purpose, mostrou que 91% dos entrevistados afirmam que o propósito da sua empresa os faz sentir que estão no lugar certo. Já na pesquisa Business Case For Purpose, da Harvard Business Review, 89% dos executivos disseram que um forte senso de propósito coletivo impulsiona a satisfação dos funcionários. Ao se posicionar em prol de uma causa solidária e convidar seus funcionários a fazerem parte disso, a empresa investe em seu próprio clima organizacional. Afinal, doar traz felicidade.

2 – Melhora a reputação da marca

Não é novidade que o consumidor está cada vez mais de olho no posicionamento das marcas frente às questões sociais. Da mesma forma, os investidores levam em consideração a atuação da marca nos temas relacionados ao ESG. O envolvimento no Dia de Doar dá à marca a chance de abrir uma conversa sobre o tema com seu consumidor e até com a imprensa, por meio da divulgação de sua campanha, o que gera reputação. Também ajuda na prestação de contas aos stakeholders.

3 – Ajuda a aumentar o número de seguidores nas redes sociais

O Dia de Doar é um movimento internacional e que vem atraindo cada vez mais a atenção das pessoas. Ao se engajar e divulgar isso em suas redes (incluindo as hashtags do movimento), a empresa tem a chance de alcançar um público novo. Muitas pessoas que ainda não consumiam daquela marca podem chegar a ela por conta da campanha, aumentando o número de seguidores nas redes e, consequentemente, o número de consumidores.

4 -Existe uma campanha de comunicação pronta 

Para ajudar as empresas a divulgarem suas campanhas, o movimento Dia de Doar produziu diversos materiais que estão disponíveis gratuitamente no site www.diadedoar.org.br. Então sua empresa não precisa gastar tempo e dinheiro nesse planejamento, está tudo à mão! São ebooks com o passo a passo para montar uma campanha, com inspirações de ações de marcas participantes; planilhas com planejamento da comunicação, releases, vídeos, artes e até memes para as redes sociais prontos para baixar e usar.

5 – Sua marca tem a chance de fazer a diferença

Imagine sua marca fazer parte de uma história de transformação. Pode ser a arrecadação de dinheiro para um hospital beneficente, a revitalização de uma praça na esquina ou a doação de brinquedos em um abrigo de crianças. Que tal pensar na área de atuação da sua empresa e ajudar uma causa do mesmo segmento? Não importa qual estratégia vai usar, foque na diferença que você quer fazer como empresa e comece a planejar sua campanha hoje.

Texto: Thaíne Belissa

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