ME
NU

Notícias

Como o impacto social está presente nos modelos de negócios, pesquisas acadêmicas e movimentos da sociedade civil organizada

Falta um mês para o Dia de Doar: 3 ideias para engajar colaboradores

31/10/2023

Estamos a menos de um mês do Dia de Doar que, este ano, acontece no dia 28 de novembro. O movimento convida pessoas físicas, empresas e organizações a se mobilizarem em todo o Brasil, promovendo ações individuais ou coletivas que gerem doações a diferentes causas e organizações sociais. 

Essa é a 10ª edição do Dia de Doar no Brasil, que acontece sempre após a Black Friday como uma resposta solidária à data dedicada ao consumo. A expectativa é superar a edição de 2022, que envolveu cerca de 28 milhões de pessoas. Mas, como engajar mais doadores nesse movimento de solidariedade?

Confira três ações que sua empresa pode desenvolver para estimular a participação dos colaboradores:

Competição solidária

Jogos e gincanas costumam aumentar o engajamento por conta da diversão e competitividade. Então use essa estratégia a favor do Dia de Doar e promova uma competição solidária entre os funcionários. Cada setor ou grupo dentro da empresa pode abraçar uma causa ou uma ONG e se mobilizar para levantar doações. Ao fim, a empresa pode fazer uma premiação simbólica, mas o mais importante é que todos entendam que, nesta competição, todos ganham.

Um dia de voluntário

Ofereça aos colaboradores a troca de um dia de trabalho por um dia de voluntariado. A empresa pode fazer sugestões de organizações que precisam do trabalho voluntário, mas cada funcionário pode escolher as causas com as quais mais se identificam e oferecer tempo e talentos. Além de ajudar as instituições, a empresa contribui para a formação de novos voluntários e doadores e ainda gera um sentimento de pertencimento e satisfação nos colaboradores, afinal doar traz felicidade.

Campanha de Matching

Nesse tipo de campanha, cada doação recebida é duplicada pela empresa. Isso gera mais interesse nas pessoas, pois elas percebem o potencial da sua doação. A empresa pode assumir o matching e duplicar as doações ou, ainda, fazer uma rede de doadores generosos e influenciadores que possam participar dessas doações, estimulando a generosidade dos demais.

GOSTOU?
FALE COM A GENTE
LEIA TAMBÉM