ME
NU

Notícias

Como o impacto social está presente nos modelos de negócios, pesquisas acadêmicas e movimentos da sociedade civil organizada

Programa Empreendedor do Ano Brasil homenageia executivos à frente de negócios de impacto social

14/04/2023

CEOs de seis empresas foram reconhecidos na categoria Impacto na 25ª edição do programa de empreendedorismo da EY Brasil. Tomás Martins, CEO da empresa de mobilidade Tembici, foi escolhido para a etapa global do prêmio

 

O empreendedorismo de impacto social foi reconhecido no dia 8 de fevereiro, durante premiação do Programa Empreendedor do Ano Brasil, realizado pela EY – líder mundial em serviços de auditoria e consultoria – em parceria com o jornal O Estado de São Paulo. 

Em cerimônia realizada na Casa Giardini, em São Paulo, CEOs de seis empresas foram homenageadas por sua atuação em negócios que geram transformação social. Entre eles, Tomás Martins, CEO da Tembici – empresa líder da América Latina de tecnologia para micro mobilidade – foi o escolhido para representar a categoria “Impacto” na EY World Entrepreneur Of The Year™, etapa global do programa, que ocorre em junho, em Mônaco. 

A categoria Impacto homenageia empreendedores e fundadores de organizações que nasceram com a missão de responder aos desafios socioambientais em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; que se guiem pelos princípios de ESG (Environmental, Social and Governance)  e apresentem soluções com resultados efetivos. 

Além de Tomás Martins, também foram reconhecidos Rodrigo Pipponzi e Roberta Faria, da MOL Impacto; Danilo Costa, da Educbank; Douglas Lopes, da Incentiv.me; Guilherme Pierri, da Digital Favela e Lucas Infante, da Food to save.

O CEO da Tembici agradeceu a premiação, lembrando que a conexão entre negócios e impacto positivo é um caminho sem volta. “É muito legal ver como nossos negócios se conectam cada vez mais com o impacto social. Se a gente não tiver um output positivo dificilmente a gente vai sobreviver como negócio, são coisas intrinsecamente ligadas e é um movimento natural de todo negócio que começou há 5 ou 10 anos ou que está começando hoje”, disse.

Os homenageados Rodrigo Pipponzi e Roberta Faria, fundadores da MOL Impacto, também comemoram a premiação que traz mais visibilidade para os negócios de impacto social. “Estamos honrados de fazer parte dessa lista de empresas que estão mostrando que é possível fazer negócios e ao mesmo tempo transformação social. A MOL Impacto ultrapassou em julho de 2022 a marca de R$ 50 milhões doados a mais de 170 ONGs de todas as regiões do país. Tomara que essa categoria Impacto seja cada vez mais concorrida ano a ano”, afirma Rodrigo.

Roberta também se disse honrada com a premiação, lembrando que por trás dessas histórias de impacto existem outras potentes histórias de empreendedorismo. “Essa homenagem é muito especial porque a história da MOL é realmente uma história de empreendedorismo. Quando começamos há 15 anos, o mercado editorial sofria uma retração de mais 20% e o Brasil figurava como um dos países da América Latina que menos doava. Mas, nós tínhamos a certeza de que estávamos criando um modelo de negócio capaz de gerar engajamento e transformação concreta e foi assim que apresentamos ao mercado brasileiro um modelo inovador de produtos socioeditoriais”, afirma.

O  Programa Empreendedor do Ano Brasil ainda entregou premiações em outras quatro categorias: Master; Emerging; Executivo Empreendedor e Family Enterprise. Criado em 1986, nos Estados Unidos, o programa homenageia os principais líderes empresariais do mundo de diferentes setores que se destacam na condução dos negócios. Com o sucesso internacional, a iniciativa desembarcou no Brasil em 1998 e, desde então, já foram mais de 300 brasileiros reconhecidos pelo programa da EY.

GOSTOU?
FALE COM A GENTE
LEIA TAMBÉM