ME
NU

Notícias

Como o impacto social está presente nos modelos de negócios, pesquisas acadêmicas e movimentos da sociedade civil organizada

Você viu? Concurso reconhece as melhores fotografias sobre filantropia

08/08/2023

Olhe para o lado e você vai encontrar um espaço onde pode fazer a diferença. Olhe de novo e verá muitas ações que já geram transformação, sejam elas organizadas pelo poder público, pela iniciativa privada ou esforço individual. E foi justamente para valorizar esse olhar para as ações de impacto social positivo no Brasil que o Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF) lançou o “Concurso Olhares da Filantropia 2023”, que teve os ganhadores revelados em julho.

O concurso tem o objetivo de reconhecer as melhores fotografias que retratam iniciativas de políticas públicas e ações solidárias em quatro categorias: saúde, assistência social, educação e solidariedade. Essa é a primeira edição e recebeu inscrições de mais de 17 estados do Brasil. 

“As fotos finalistas representam diferentes olhares da filantropia: o cuidado, a transformação social, a solidariedade. Em comum, todas as imagens retratam o verdadeiro significado da filantropia: o profundo amor à humanidade”, destaca Custódio Pereira, presidente do FONIF.

Conheça as fotografias premiadas em primeiro lugar em cada categoria:

Saúde

Fotografia de Michel Corvelo (RS) feita no dia 21 de janeiro de 2021. Ela retrata o momento exato da chegada da vacina da covid-19 na aldeia Kaingang Gyró, localizada na colônia de Pelotas. Na imagem, profissionais da saúde e o Cacique Pedro Salvador, caminham em sentido às moradias da aldeia.

Educação

Fotografia de Tiago Queiroz (SP) feita no dia 4 de agosto de 2020, quando voltaram as aulas presenciais no Ballet Paraisópolis, depois de meses de portas fechadas. As bailarinas e bailarinos são jovens da comunidade, e na época estavam ávidos para voltarem aos ensaios presenciais

Assistência social

Fotografia de Daniel Kfouri (SP) feita no dia 4 de maio de 2021 no momento em que o padre Júlio Lancellotti entrega um pão a uma pessoa em situação de rua na região da Mooca, em São Paulo. Todos os dias durante a pandemia opadre Júlio distribuiu em média 600 pães para o povo da rua.

Solidariedade

Fotografia de Tiago Queiroz (SP) das irmãs Vanda Vicente de Souza (84 anos) e Neusa Vicente de Souza (80 anos), no momento em que recebiam a visita das cuidadoras do Programa de assistência ao idoso (PAI). O PAI é um programa municipal ligado ao SUS que atende idosos em suas necessidades de saúde e de rotina, como ir ao supermercado.

GOSTOU?
FALE COM A GENTE
LEIA TAMBÉM