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Como o impacto social está presente nos modelos de negócios, pesquisas acadêmicas e movimentos da sociedade civil organizada

3 passos para aplicar os ODS na estratégia da sua empresa

19/10/2023

Todo mundo quer um ODS para chamar de seu. Ou pelo menos as empresas mais engajadas com as boas práticas de mercado e preocupadas com sua responsabilidade social. Estabelecidos pela ONU em 2015, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são metas mundiais para 2030 com o objetivo de  “não deixar ninguém para trás”. Em outras palavras: objetivos para promover um mundo mais justo e sustentável.

Ao todo são 17 objetivos e 169 metas nas dimensões: social, ambiental, econômica e institucional. São temas diversos, como erradicação da pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, entre outros. A ideia é que o cumprimento dessas metas aconteça a partir de um esforço conjunto, que une poder público, sociedade civil e iniciativa privada.

Quando uma empresa decide ter ações alinhadas aos ODS ela não apenas ajuda o mundo nas metas da Agenda 2030, como também assume um importante posicionamento diante da sociedade. Uma pesquisa do Instituto para Desenvolvimento do Varejo e da Mosaiclab sobre os impactos das ações de ESG no consumidor do varejo, mostrou que 51% dos entrevistados têm conhecimento dos ODS. 

A pesquisa também mostrou uma evolução na percepção de valor dos consumidores em relação às marcas que trabalham temas ligados ao ESG (meio ambiente, social e governança). De acordo com o estudo, mais da metade dos entrevistados afirmam que estariam dispostos a pagar entre 5% a 20% a mais por produtos e serviços de empresas alinhadas às práticas de ESG, que estão diretamente ligadas às metas dos ODS.

Mas, o que significa uma marca estar alinhada aos ODS? O que ela precisa para gerar impacto positivo, enquanto cumpre uma ou mais daquelas 169 metas? Abaixo reunimos 3 passos iniciais para trazer o tema para sua empresa.

1 – Conheça os ODS e identifique afinidades

A Agenda 2030 é muito diversificada e os objetivos são divididos em metas específicas, que cobrem todas as áreas da vida em sociedade. Para identificar qual delas tem mais afinidade com a atuação da sua empresa, é importante conhecê-las e estudá-las. Você encontra a descrição de cada uma delas no site ODS Brasil

Se sua empresa vende produtos para crianças, que tal escolher uma meta de proteção à infância? Se sua marca é voltada para o público feminino, talvez possa pensar em ações de igualdade de gênero ou combate à violência contra a mulher. O alinhamento também pode ser pela lógica da compensação. Por exemplo, se o seu negócio gera muito impacto à natureza, talvez possa se aproximar dos objetivos de proteção ao meio ambiente.

2 – Busque parcerias estratégicas

Depois que identificar a causa do seu negócio, um passo importante é buscar parcerias estratégicas. Há milhares de organizações sociais no Brasil atuando em diferentes áreas e transformando a vida das pessoas. São instituições com conhecimento de causa e que precisam de apoio para continuar gerando impacto positivo. Para empresas que não têm condições de dedicar uma equipe ao tema, o apoio dessas organizações e a realização de projetos em conjunto é, inclusive, uma ótima forma de viabilizar as primeiras ações.

3 – Envolva os colaboradores

O cumprimento dos ODS é responsabilidade de todos, então em vez de levantar essa bandeira sozinha, a empresa pode envolver seus colaboradores na causa. Promova um espaço de capacitação, explique o que são e a importância dos ODS e convide as equipes a serem parte das ações. Se for possível, a empresa pode, inclusive, incluir os colaboradores na decisão das ações. Os ganhos são para todos: para os funcionários que se sentem envolvidos com a causa, para a empresa que ganha aliados e ainda gera sentimento de pertencimento e satisfação e, é claro, para o mundo.

Texto: Thaíne Belissa

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