ME
NU

Notícias

Como o impacto social está presente nos modelos de negócios, pesquisas acadêmicas e movimentos da sociedade civil organizada

Instituto Heineken e Ancat acolhem catadores em Hub da Cidadania

15/08/2023

A união entre o Instituto Heineken e a Ancat ( Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) fez surgir uma iniciativa inspiradora que vai ajudar centenas de profissionais que atuam com a coleta de material reciclável em São Paulo: o Hub da Cidadania. 

É um escritório móvel (funciona dentro de um caminhão) e que oferece atendimento gratuito aos catadores para emissão e renovação de documentos, informações sobre programas sociais e políticas públicas, além de cursos de formação técnica inclusiva. 

Em breve, o Hub também oferecerá apoio psicológico, assistência social e atendimento jurídico. O objetivo é contribuir com melhores perspectivas e qualidade de vida desses profissionais, reduzindo a situação de vulnerabilidade social. 

De acordo com a ANCAT, o HUB da Cidadania conta com uma equipe multidisciplinar, que atende os catadores e levanta suas principais necessidades.  “No futuro também teremos oportunidades de lazer e aprendizagem, por meio de uma biblioteca móvel, que reunirá diversos gêneros literários e atividades culturais, como competições de SLAM – Poesia Falada, Contação de Histórias, entre outras”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha.

Atualmente, o Brasil produz 82 milhões de toneladas de resíduos por ano. Segundo o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, os catadores são responsáveis pela coleta de 90% do material reciclável que chega à indústria. Os catadores autônomos representam cerca de 80% do contingente de 800 mil existentes no Brasil e ainda vivem uma dura realidade de  discriminação social e racial e precarização do trabalho. Muitos deles também não têm acesso aos serviços básicos de assistência, saúde e educação. 

“O HUB da Cidadania é uma oportunidade de levar condições mais dignas de trabalho a uma categoria que constitui grande parte da cadeia de reciclagem no Brasil e que muitas vezes são invisibilizados pela sociedade ou têm seu ofício pouco valorizado e por isso enfrenta muitas dificuldades para utilizar serviços públicos. Enquanto uma grande empresa no setor de bebidas, enxergamos iniciativas como essa, com foco no desenvolvimento social e inclusão produtiva, fundamentais para exercermos o nosso papel em prol de uma sociedade mais equilibrada, afirma Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo Heineken e idealizador do Instituto Heineken.

GOSTOU?
FALE COM A GENTE
LEIA TAMBÉM